Atividade 1.1
Ativ_1_1lugolfetti
A incansável busca pelo crescimento pessoal e profissional nos leva a palavra projeto. Quando falamos em projeto (desde o início até a conclusão), há o envolvimento de vários elementos que nos levam a reflexão de nosso trabalho.
A procura por novas estratégias para aplicar de forma envolvente e prazerosa nossa pratica educacional não contribui apenas no crescimento e realização pessoal, também renova o processo de ensino – aprendizagem. Por esta razão acredito que o aperfeiçoamento beneficia ambos (professor/aluno). Resultando na formação de alunos (preparados para seus projetos de vida) com autoconfiança e criticidade, para superar os desafios e obstáculos encontrados pelo caminho.
Cursista: Luciana Aparecida Golfetti
Formador: Adriana Pereira Silvestre.
Atividade 1.2
Ativ_1_2lugolfetti
Atividade 1.2
Dialógo teórico
Para Freire a valorização da cultura do aluno é a chave para a alfabetização, pois, em sala os dois (professor/aluno) aprenderão um com o outro. Sendo para isto necessário que as relações sejam afetivas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar.
Resgate histórico
PESTALOZZI - A criança na visão de Pestalozzi se desenvolve de dentro para fora. Cabe ao educador respeitar os estágios em que o desenvolvimento acontece.
FROEBEL – Para ele as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem.
DECROLLY – Foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado, e assim, aprender a aprender.
MONTESSORI – Para Montessori a educação já nasce com a criança, cabe ao professor dar condições para que aconteça.
DEWEY – Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo, para o crescimento físico, emocional e intelectual.
FREINET - A aprendizagem resulta da relação entre ação e pensamento (teoria e prática).
FREIRE – Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
HERNÁNDEZ - Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar.
PIAGET – Para Piaget educar é estimular a procura de conhecimento.
VIGOTSKY – Para ele, a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente.
CURSISTA: Luciana Aparecida Golfetti
ATIVIDADE 1.3
Ativ_1_3lugolfetti
Atividade 1.3 - Projeto e suas características.
· Todo projeto é interdisciplinar?
· É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Em relação a projetos o primeiro passo é ter clareza sobre o que você quer ensinar, e o que espera que os alunos aprendam.
Um bom projeto é aquele que indica intenções claras de ensino e permite novas aprendizagens relacionadas a todas as disciplinas envolvidas.
Tanto o projeto focado em apenas uma área, quanto o interdisciplinar necessitam de adaptações para o cumprimento dos objetivos. Adaptações estas que possibilitam uma avaliação do trabalho indicando em que pontos sua condução precisa ser ajustada.
Cursista: Luciana Aparecida Golfetti.