quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ativ2_6

               Ativ2_6lugolfetti
   O curso é de grande importância, pois, nos aproxima de recursos para enriquecer nossa prática. Tornando-a atrativa e envolvente para um público cada vez mais “avançado”.

Ativ2_5

Ativ2_5Podcast com Léa Fagundes
Cursistas: Luciana Aparecida Golfetti – Maria José morelatto
     Segundo a professora Léa Fagundes “É preciso estarmos abertos e atentos para incorporar este mundo movimentado , dinâmico e interativo em que os alunos de hoje estão inseridos”.
     Precisamos nos adequar as mudanças, buscando mecanismos que tornem a aula interessante e enriquecedora.

Ativ2_4

Ativ2_4 lugolfetti
Análise do Projeto
Cursistas: Luciana Aparecida Golfetti – Maria José Morelatto
   Objetivo Geral: Desenvolver e incentivar o gosto pela leitura, formando alunos capazes de interpretar o que lêem e expressar-se corretamente.
   Metodologia: Foram usadas diferentes fontes de informação na construção de conhecimentos e habilidades de raciocínio (livros revistas, jornais).
   Através das atividades os alunos puderam: Desenvolver o gosto pela leitura e também a criatividade quanto a organização e registro das informações por meio de desenho, listas e pequenos textos.

Ativ2_3

Ativi2_3
        Currículo e suas características.
    Na realidade educacional em que vivemos hoje, o uso das tecnologias no desenvolvimento do currículo, tem se mostrado um ótimo recurso.
    Quando bem utilizado, o computador é uma ferramenta que só nos auxilia, aproximando e estimulando a curiosidade dos alunos em relação ao conteúdo, melhorando o nosso trabalho.
CURSISTAS:
Luciana Aparecida Golfetti – Maria José Morelatto
                      

Ativ2_2

Ativ2_2
      Leitura Prazerosa
     O projeto Leitura Prazerosa, busca desenvolver o gosto pela leitura desde os anos iniciais, formando alunos capazes de interpretar o que leem e expressar-se corretamente.
     Em relação as dificuldades apresentadas pelos alunos, contamos com a ajuda dos pais no acompanhamento  da leitura. Situação esta muito positiva, aproximando as famílias e melhorando o convívio.
Grupo: 
  Luciana Ap. Golfetti                                                                                                                                                                Maria José Morelatto

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Ativ_1_4lugolfetti
Atividade 1.4
Banco de projetos
   Projeto Alimentação
     A idéia partiu da observação do lanche dos alunos (2º ano), onde a merenda escolar (elaborada para suprir as necessidades de vitaminas referentes a idade) é substituída por guloseimas que estão longe de representar um modelo de alimentação saudável. Durante o projeto discutimos cada um dos grupos da pirâmide alimentar (CIÊNCIAS).  A variação no consumo de alimentos.  A organização de alimentos em seus grupos (INFORMÁTICA).
    O objetivo geral foi conscientizar sobre o consumo de alimentos saudáveis para a manutenção da boa saúde.
Cursista: Luciana Aparecida Golfetti


Ativ_1_5projeto_lugolfetti
Atividade 1.5
Proposta de projeto
Professores: Luciana Aparecida Golfetti
                        Maria José Morelatto
 ESCOLA: EMEF“PROF. Alberto Basílio de Almeida”
TÍTULO: Construindo Sabedoria
PÚBLICO ALVO: 2º ano – fundamental.
JUSTIFICATIVA: Despertar e incentivar o gosto pela leitura, formando alunos capazes de interpretar o que leem e expressar-se corretamente, pois a maioria dos estudantes chega ao Ensino Médio, sem saber compreender; interpretar; relacionar; analisar; resumir; abstrair; criticar, entre outros e essas são habilidades necessárias para um leitor competente.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver nos alunos competências que lhes permitam compreender o mundo e atuar como cidadãos. É preciso saber lidar com as situações existentes e buscar a relação com o cotidiano, perceber o comportamento e a analogia que cada criança tem dentro do contexto, observar e analisar se as ações estão interligadas e interdependentes.
METODOLOGIA:
 - Leitura de textos informativos                                                                                                              
 - Aulas espositivas.
 - Pesquisa.
 - Vídeos
 - Livros.
 - Revistas.
 - Jornais.
 - Internet.
  Máquina fotografica.                                                                                                                                                                                                                                                     
AVALIAÇÃO: Elaboração de uma ficha (caderno de leitura) para acompanhamento do trabalho do aluno.
REFERÊNCIAS: HTTP://tiafabiolaecia.blogspot.com.br               novaescola.org.br


Ativ_1_6lugolfetti
Atividade 1.6
 Reflexão sobre aprendizagem
     Trabalhar com projetos é significativo não só para os alunos, como também para nós professores. Desde a pesquisa da elaboração até a conclusão, há um leque de questões a serem analisadas para o melhor resultado de nosso trabalho.
Cursista: Luciana Aparecida Golfetti

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Atividade 1.1
Ativ_1_1lugolfetti
   A incansável busca pelo crescimento pessoal e profissional nos leva a palavra projeto. Quando falamos em projeto (desde o início até a conclusão), há o envolvimento de vários elementos que nos levam a reflexão de nosso trabalho.
   A procura por novas estratégias para aplicar de forma envolvente e prazerosa nossa pratica educacional não contribui apenas no crescimento e realização pessoal, também renova o processo de ensino – aprendizagem.  Por esta razão acredito que o aperfeiçoamento beneficia ambos (professor/aluno). Resultando na formação de alunos (preparados para seus projetos de vida) com autoconfiança e criticidade, para superar os desafios e obstáculos encontrados pelo caminho.
Cursista: Luciana Aparecida Golfetti
Formador: Adriana Pereira Silvestre.

Atividade 1.2 
Ativ_1_2lugolfetti
Atividade 1.2
Dialógo teórico
     Para Freire a valorização da cultura do aluno é a chave para a alfabetização, pois, em sala os dois (professor/aluno) aprenderão um com o outro. Sendo para isto necessário que as relações sejam afetivas, garantindo a todos a possibilidade de se expressar.
  
Resgate histórico
PESTALOZZI - A criança na visão de Pestalozzi se desenvolve de dentro para fora.   Cabe ao educador respeitar os estágios em que o desenvolvimento acontece.
FROEBEL – Para ele as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem.
DECROLLY – Foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado, e assim, aprender a aprender.
MONTESSORI – Para Montessori a educação já nasce com a criança, cabe ao professor dar condições para que aconteça.
DEWEY – Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo, para o crescimento físico, emocional e intelectual.
FREINET - A aprendizagem resulta da relação entre ação e pensamento (teoria e prática).
FREIRE – Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
HERNÁNDEZ - Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar.
PIAGET – Para Piaget educar é estimular a procura de conhecimento.
VIGOTSKY – Para ele, a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente.
CURSISTA: Luciana Aparecida Golfetti

ATIVIDADE 1.3
Ativ_1_3lugolfetti
Atividade 1.3 - Projeto e suas características.
·         Todo projeto é interdisciplinar?
·         É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
     Em relação a projetos o primeiro passo é ter clareza sobre o que você quer ensinar, e o que espera que os alunos aprendam.
   Um bom projeto é aquele que indica intenções claras de ensino e permite novas aprendizagens relacionadas a todas as disciplinas envolvidas.     
    Tanto o projeto focado em apenas uma área, quanto o interdisciplinar necessitam de adaptações para o cumprimento dos objetivos. Adaptações estas que possibilitam uma avaliação do trabalho indicando em que pontos sua condução precisa ser ajustada.
Cursista: Luciana Aparecida Golfetti.